O Blog foi criado para que possamos estar cada vez mais perto dos nossos clientes, mostrando os produtos, receitas, histórias interessantes relacionadas à Gastronomia, curiosidades...
terça-feira, 6 de julho de 2010
Azeites
Boa tarde!!
Vamos começar essa semana de atualizações falando a respeito de um produto que além de muito saboroso faz um bem danado pra saúde: O Azeite de Oliva!!
O azeite é um produto alimentar, usado como tempero, produzido a partir da azeitona, fruto advindo das oliveiras. Trata-se, pois, de um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânea e nos dias atuais presente em grande parte das cozinhas.
Além dos benefícios para a saúde o azeite adiciona à comida um sabor e aroma peculiares.
A região mediterrânea, atualmente, é responsável por 95% da produção mundial de azeite, favorecida pelas suas condições climáticas, propícias ao cultivo das oliveiras, com bastante sol e clima seco.
O Brasil é o sétimo maior importador mundial de azeite de oliva e o segundo de azeitonas. A principal causa é que o país não planta oliveiras, e por isso mesmo, não produz azeitonas e muito menos, o azeite.
São necessárias de 1.300 a duas mil azeitonas para produzir 250 mililitros de azeite. O azeite da oliveira deve ser produzido somente a partir de azeitonas e não podem ser denominados desta forma óleos extraídos por solventes ou re-esterificação, nem misturas com outros tipos de óleo.
*Azeite de oliveira virgem, obtido por processos mecânicos. Dependendo da acidez do produto obtido, este azeite pode ser classificado como sendo do tipo extra, virgem ou comum. O azeite virgem apresenta acidez máxima de 2%.
*Azeite de oliva refinado, produzido pela refinação do azeite virgem, que apresenta alta acidez e incidência de defeitos a serem eliminados na refinação. Pode ser misturado com o azeite virgem.
*Azeite extra-virgem. O azeite não pode passar de 0,8% de acidez (em ácido oléico) e nem apresentar defeitos. O órgão que os regulamenta e define quais defeitos são catalogados é o Conselho Oleícola Internacional.
*Azeite de oliva comum é obtido da mistura do azeite lampante, inadequado ao consumo, reciclado por meio de processos físico-químicos e sua mistura com azeite virgem e extra-virgem. O azeite de oliva comum não possui regulamentação.
**Curiosidade: Por volta de 3000 anos antes de Cristo, a oliveira já seria cultivada por todo o Crescente Fértil. Sabe-se, no entanto, que, há mais de 6 mil anos, o azeite era usado pelos povos da Mesopotâmia como um protetor do frio e para o enfrentamento das batalhas, ocasiões em que as pessoas se untavam dele.
Aqui na Le Bottecco Delicatessen e Especiarias você encontra uma grande variedade de azeites com baixa acidez!!
Venha conferir!!
E só lembrando, QUINTA DE VINHOS e FONDUE (de QUEIJO e CHOCOLATE) dia 08/07 a partir das 19:30h!!
FAÇAM SUAS RESERVAS PELO TELEFONE 3340-8558 OU PELO MSN le.bottecco@hotmail.com
Um beijo,
Equipe Le Bottecco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário