terça-feira, 20 de julho de 2010

"Água!!"



Bom diaa!!

O post de hoje é sobre o líquido mais consumido do mundo: a Água!!
A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida.


A água é essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos para, logo depois, ser eliminada pela urina os resíduos decorrentes desse metabolismo, ou evaporada pelos poros, mantendo a temperatura corporal, assim como eliminando sais e impurezas.

Esse post fala de uma água em especial... a água San Pellegrino.


Como todo bom ícone que se preze, existem muitas versões sobre a origem da SAN PELLEGRINO. A mais divulgada menciona sua associação com um dos grandes gênios da humanidade, LEONARDO DA VINCI, que no século XVI, enquanto subia o rio Adda em busca de inspiração para criar um de seus mais famosos quadros – as “Virgens das Rochas” – o gênio renascentista impressionou-se com uma descoberta: uma fonte de onde brotava uma água cristalina, enriquecida com 14 minerais, situada no vilarejo de Val Brembana, próximo a cidade de Milão, na Itália.

O que Da Vinci não sabia é que até chegar àquele local, o fabuloso líquido percorria um sinuoso caminho de 20 quilômetros entre as rochas dos Alpes. Depois dessa viagem a água repousava mansamente em um reservatório a 600 metros de profundidade. Lá ela se mantinha a uma temperatura suave, entre 25 e 26 graus centígrados.


Três séculos mais tarde, Ester Palazzolo construiu um parque termal ao redor dessa fonte natural nos Alpes Italianos, próximo a cidade de Milão, em 1848. O parque termal atraía muitos visitantes em busca das propriedades terapêuticas da água e do clima local. Reis, rainhas e milionários recorriam à região em busca de tratamento para males do sistema respiratório e renal. Os nobres freqüentadores do parque termal trataram de espalhar pelo mundo a fama daquelas águas, que por ser rica em magnésio, cálcio, potássio, converteu-se num santo remédio para os músculos e nervos, ossos e dentes, e equilíbrio eletrolítico entre o sangue e outros fluidos corporais.


O fato é que em termos de registros oficiais a SAN PELLEGRINO passa a existir a partir de 1899, quando passou a ser engarrafada, depois da construção de uma fábrica de engarrafamento no parque termal. O nome Pellegrino significa Pilgrim (peregrino, viajante). No primeiro ano foram vendidas mais de 35.000 garrafas da água mineral.


A empresa teve um crescimento muito grande entre 1925 e 1957, quando ao comando de Ezio Granelli, teve sua fábrica modernizada, lançou novos produtos e passou a patrocinar equipes esportivas e grandes eventos de culinária, solidificando a sua já estreita relação com consumidores de paladar exigente e líderes de opinião. Em 1970 a empresa passou a se chamar S.PELLEGRINO S.p.A., e, em 1998 foi adquirida pela Nestlé.


O sucesso da SAN PELLEGRINO no maior mercado do mundo, Estados Unidos, é relativamente recente. Quando chegou naquele país, através dos filmes de Hollywood, a liderança do mercado pertencia à francesa PERRIER. No entanto, pela postura atabalhoada e incompetente dos engarrafadores da PERRIER, no suposto episódio de contaminação da água, que os obrigou, para conter a crise, a confessar que vinham mentindo durante décadas quando afirmavam ser aquela água “naturalmente gaseificada”, e ainda recolher numa operação inimaginável milhões de garrafinhas da PERRIER no mundo inteiro, a SAN PELLEGRINO encontrou a oportunidade que faltava para consagrar-se definitivamente, e assumir a liderança do mercado.


CURIOSIDADES:

Atualmente a tradicional e chique água mineral italiana está presente em mais de 115 países ao redor do mundo. Atualmente são consumidas mais de 1.3 milhões de garrafas da água diariamente no mundo inteiro. Ao longo de um ano são mais de 500 milhões de garrafas vendidas.

No ano de 1912, um lote de caixas com garrafas da famosa água foi embarcado no Titanic.


E vamos beber água!!!

Para o nosso amigo Gabriel S. Henkin que faz aniversário hoje, parabéns, muitas felicidades e tudo o que existe de melhor no mundo!!

Um beijo,
Equipe Le Bottecco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário