sexta-feira, 28 de maio de 2010

"Champagne"



Boa sexta feiraa!!

E sexta feira merece um produto especial não é?


O champanhe ou champanha (em francês champagne) é um vinho branco espumante, mundialmente conhecido e produzido na região histórica de Champagne, nordeste da França, através da fermentação da uva (uma espécie ou várias).

Comumente chamado de "rei dos vinhos", o champanhe é produzido na região administrativa de Champagne-Ardenne, cuja capital é Epernay. Foi próximo a Epernay, no povoado de Hautvillers, que os monges Dom Pérignon e Dom Ruinart se esforçaram muito para domar os vinhos que fermentavam novamente nas garrafas, fazendo-as explodir.

Esta antiga província histórica produz igualmente os vinhos chamados "tranquilos" (não-efervescentes) que levam denominações diferentes como tintos, brancos ou rosados e são produzidos nas cidades de Bouzy, Virtudes, Damery.

No entanto, a região de Champagne produz, em grande maioria, vinhos brancos efervescentes chamados simplesmente de champanhe, sem mais especificações. Eles são produzidos essencialmente à base de uvas chardonnay , pinot noir e de pinot meunier, mas quatro outras cepas podem ser usadas na elaboração do champanhe: a arbane, petit meslier, pinot blanc e pinot gris.

Não há habitualmente celebração de vulto em que o champanhe não esteja presente, tendo-se tornado sinônimo de festa ou celebração, prestigiado em todo o mundo.

E vale como uma grande dica para o Dia dos Namorados, aliás, estamos montando cestas lndíssimas com uma Champagne (ou espumante), taças de cristal, flores e chocolates!
Vale a pena dar uma passadinha aqui na loja e conferir!!

Um excelente final de semana à todos!!
Um beijo,
Equipe Le Bottecco.

2 comentários:

  1. Gostei bastante do estilo do blog.
    Estou fazendo pós de gastronomia e creio que será muito útil.
    Vou seguir tb.

    Obrigada pela visita, voltem sempre :)

    ResponderExcluir
  2. Os produtos Le Bottecco são excelentes. Recomendamos!!!
    Além do mais, ficamos muito felizes por nossos produtos fazerem parte de uma Delicatessen de grande credibilidade.
    Parabéns e sucesso!

    La Becolla Condimentos
    www.labecolla.blogspot.com

    ResponderExcluir