quarta-feira, 29 de setembro de 2010

"Xarope de Maple"

Boa tarde!!

Devido a procura, vamos postar hoje sobre o Xarope de Maple...
É realmente um produto excelente que vale a pena fazer parte do seu dia-a-dia!

Xarope de Maple

"Já viu em filme ou desenho animado quando as pessoas comem uma pilha de panquecas redondinhas e jogam uma calda em cima, que parece mel? Pois é, a tal calda se chama Maple Syrup, ou xarope de bordo, em português. Maple é o nome da árvore que é bastante comum por aqui (que a folhinha é aquela da bandeira do Canadá) e da qual se extrai a seiva para fazer o xarope – existem diferentes tipos de Maple, a variedade da qual se extrai a seiva é a Sugar Maple.


Durante o inverno, com o frio que faz no Canadá, as árvores “hibernam”, a seiva pára de correr pelo tronco e galhos, já que não tem as folhas e não tem a fotossíntese. Com a chegada da primavera e o aumento da temperatura, as árvores “acordam” e a seiva começa a correr de novo, e em abundância, para refazer as folhas perdidas. Existem muitos fatores que influenciam a coleta da seiva, como temperatura e precipitação.
No final do inverno então, é feito um pequeno furo nas árvores escolhidas e coloca-se uma bolsa plástica, que vai recolher a seiva quando ela começar a fluir.
A seiva é clara e líquida como água (e é basicamente água mesmo, com minerais e açúcar), todo mundo provou um pouquinho, claro, o gosto é mesmo de água com um pouquinho de açúcar. As bolsas estavam bem cheias, deu para completar os quatro galões que estavam no carrinho e aí voltamos para o prédio da Universidade onde eles guardam a seiva e tem o fogão especial onde a seiva é fervida por 6 horas, para se tornar então o xarope que usamos no dia-a-dia."

Fonte:
http://luciana.misura.org/2003/03/16/fazendo-maple-syrup/

Um grande beijo,

Equipe Le Bottecco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário